O governador Arnaldo Melo nunca imaginou que fosse receber de Roseana uma herança tão pesada de trabalho.
Desde que ele assumiu o cargo só inaugura obras em São Luís e no interior do estado.
São obras que Roseana não teve tempo de concluir e que Arnaldo, como seu sucessor, está entregando ao povo maranhense.
O governador já está contando os dias para passar o poder a Flávio Dino, após o que fará uma viagem para fora do Maranhão, com a finalidade exclusiva de descansar.
DIPLOMADOS E CONHECIDOS
Na solenidade de diplomação dos eleitos no pleito de outubro passado, uma enorme curiosidade em torno de dois novos deputados estaduais.
Josimar do Maranhãozinho e Ana do Gás.
No momento deles receberam os diplomas, a numerosa assistência se levantou.
Todos queriam conhecê-los, não pelo aspecto físico, mas pela soma astronômica de recursos que gastaram e que lhes valeram votações extraordinárias.
Quem conhece Josimar e Ana do Gás diz que o desempenho de ambos na Assembleia Legislativa será bisonha e inversamente proporcional às suas votações.
PROFECIA DE ULISSES
O saudoso Ulisses Guimarães deixou uma frase lapidar sobre os parlamentares que nos últimos anos estão se elegendo para as casas legislativas brasileiras.
“Aprendi que o Parlamento de hoje é pior do que o de ontem, embora melhor do que o de amanhã.”
A frase se encaixa como uma luva na representação política do Maranhão que cada legislatura se elege: piora sensivelmente.
LEITURA DE FLÁVIO
Nesses dias que antecedem à sua posse no governo do Maranhão, Flávio Dino não tem deixado os livros de lado.
Um dos quais tem dedicado preciosas horas é “O Vitorinismo”, da autoria do jornalista Benedito Buzar.
Flávio fez questão de adquirir o livro para conhecer melhor a política maranhense, sobretudo uma de suas fases mais importantes, a que veio com a redemocratização do país, em 1946, em que o senador Vitorino Freire foi figura exponencial.
EM COPACABANA
Quem vai assistir de camarote a passagem do ano no Rio de Janeiro é a família Fecury.
E num lugar super privilegiado: no Copacabana Pálace.
Mauro só retornará a São Luis após o seu aniversário, que ocorrerá no dia 13 de janeiro.
A festiva data será comemorada em seu apartamento em Ipanema e vários amigos de São Luis vão marcar presença.
ALCIONE NAS ALTURAS
A cantora maranhense Alcione terminou 1914 de bem com a vida e vai começar 2015 da mesma forma.
Antes do Natal, ao apresentar-se no Especial de Roberto Carlos, com quem cantou em dueto, dele recebeu o reconhecimento como a maior cantora do Brasil.
No dia 1º de janeiro, ela comandará o show em comemoração à posse da presidente Dilma Roussef, em Brasília.
O PT bancará a apresentação da cantora.
PROVIDÊNCIAS PÚBLICAS
Elogiadas atitudes liberais foram tomadas pelo governador Arnaldo Melo e pelo secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, após serem empossados nos cargos.
O primeiro mandou retirar imediatamente da Avenida Pedro II as grades de segurança, que protegiam o Palácio dos Leões e a Prefeitura de São Luis.
O segundo ordenou a abertura das portas de seu gabinete de trabalho, para permitir o acesso direto das pessoas a ele.
PROGRAMA CQC
NO último programa CQC, veiculado pela Band , dois políticos do Maranhão foram entrevistados pelos irreverentes repórteres da televisão.
José Sarney e Gastão Vieira.
Sarney, que sempre se negava a dar entrevista ao CQC, falou sobre a sua saída da vida pública, mas sem receber as costumeiras gozações do repórter.
Gastão, que nunca negou fogo ao programa da Band, tranquilamente explicou que não voltará à Câmara dos Deputados pelo fato de perder a eleição de senador.
NATAL EM VIANA
Um bom exemplo de gestão deu o prefeito de Viana, Chico Gomes, neste Natal.
As principais praças e ruas e os prédios mais representativos da cidade foram ornamentadas com os produtos derivados do lixo.
Para isso contou com a colaboração da população, que contribuiu para evitar os gastos da prefeitura e embelezar a paisagem urbana de Viana.
DISCURSO DE SARNEY
O presidente em exercício do PMDB, Remy Ribeiro, achou o discurso de despedida do senador José Sarney importante, bem feito e inesquecível.
Segundo Remy, a população maranhense não pode desconhecer o teor daquela peça oratória, na qual estão sintetizados os fatos e os atos históricos acontecidos no Brasil nos últimos 50 anos.
Nesse sentido, o PMDB tomou para si o encargo de publicá-lo e de distribuí-lo ao povo.
PREOCUPAÇÃO COM 2015
O consumidor maranhense preocupado com 2015, que se auspicia repleto de aumentos no custo de vida, não meteu a mão no bolso nas compras natalinas.
Estão previstos para o começo do ano entrante, aumentos na energia elétrica, no salário mínimo, IPVA, IPTU e outros itens.
Os comerciantes de São Luis acham que o natal deste ano, em matéria de vendas, foi o pior dos últimos tempos.
FATO PESAROSO
No período natalino deste ano, o fato mais pesaroso foi o falecimento de uma figura muito conhecida e que procedia de uma família renomada em São Luis.
O advogado José Maria Romão dos Santos, que prestou relevantes serviços como assessor jurídico da Associação Comercial do Maranhão.
O falecido era filho do conceituado empresário de origem portuguesa, Romão dos Santos, com loja estabelecida nos bons tempos da Praia Grande.