Analistas políticos, que avaliam o desempenho dos candidatos às eleições presidenciais, dizem que o candidato do PV, Eduardo Jorge, é o que melhor tem se apresentado nos programas eleitorais.
No Maranhão, contudo, a excelente performance do candidato, tem passado batida pelo PV.
Os verdes maranhenses sabem que Eduardo Jorge não tem chance de se eleger, por isso o deixaram de lado e correm atrás dos candidatos presidenciais com possibilidade de ganhar.
CANDIDATO MARANHENSE
Há um maranhense disputando no Rio de Janeiro as eleições deste ano.
O advogado Wady Damous, filho de tradicional família de Cururupu.
Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil é candidato a deputado federal e com boa possibilidade de se eleger.
ASSEMBLEIA DE DEUS
No Maranhão, nunca se viu tanto pastor evangélico disputar cargo político como este ano.
Em todos os partidos existem dois ou mais candidatos a deputado estadual.
Se a metade deles se eleger, a Assembleia Legislativa se transformará em Assembleia de Deus.
EXIGÊNCIA DE GULLAR
O poeta Ferreira Gullar já concordou tomar posse na Academia Brasileira de Letras com o tradicional fardão.
Mas para os convidados que vão assistir a sua posse ele fez uma exigência e a Casa de Machado de Assis já aquiesceu.
Em vez do tradicional smoking, poderão assistir a solenidade de terno completo.
JÚLIO IGLESIAS EM BRASÍLIA
As fãs maranhenses do cantor Júlio Iglésias não se conformam que esta seja a última vez que cantará no Brasil.
Sempre que o artista espanhol se apresenta no Brasil, elas, comandadas por Amélia Buzar, viajam para ouvi-lo e aplaudi-lo
Este ano, além de assistirem ao show do cantor em Brasília, entregarão a ele uma carta em que pedem para vir a São Luis, onde nunca se apresentou.
POETA CASSAS
Os meios intelectuais de São Luis estão sem ver o poeta Luiz Augusto Cassas há algum tempo.
Ele resolveu este ano passar uma temporada em São Paulo, para cuidar da saúde.
Só no começo de 2015, Cassas pretende voltar a São Luis, mas plenamente reabilitado e pronto para dar continuidade a sua extraordinária produção poética.
O ACADÊMICO HAIKEL
O acadêmico Joaquim Haickel presta grande colaboração ao candidato Lobão Filho nessa fase pré-eleitoral.
Desde que começou a campanha, dá tempo integral no escritório do candidato do PMDB.
Só uma tarde Haickel deixa Lobão Filho na mão: às quintas-feiras, para participar religiosamente das reuniões da Academia Maranhense de Letras.
VENDA DE VOTOS
No programa Fantástico de domingo passado, novamente o Maranhão foi citado como mau exemplo.
Desta feita, sobre a compra de votos em Codó e Bom Jesus das Selvas.
A reportagem mostrou explicitamente os prefeitos daqueles municípios realizando a abominável comercialização do voto, processo que a lei pune de modo rigoroso, mas, no Maranhão, continua em uso por candidatos inescrupulosos.
MUSEU SACRO
A igreja da Sé é um dos monumentos mais procurados pelos turistas que visitam São Luis.
Com a reforma nela executada, e a inauguração do Museu de Arte Sacra, os turistas terão agora a oportunidade de ver um dos mais belos acervos religiosos do passado e abrigado no Maranhão.
No Museu de Arte Sacra, instalado num ambiente adequado, estão expostas as belas e ricas peças de grande valor artístico que a igreja católica acumulou ao longo do tempo.
O Maranhão que já deve muito a Kátia Bogéa, superintendente do Instituto Histórico e Artístico Nacional, com a inauguração do Museu de Arte Sacra, ficou mais endividado, pelo que ela vem fazendo pela recuperação de nosso patrimônio cultural.
CARA DE PAU
Só no Maranhão acontecem fatos dessa natureza.
Um candidato a deputado federal exerceu tempos atrás o cargo de secretário de Esportes e na sua gestão, irresponsavelmente, demoliu literalmente o Ginásio Costa Rodrigues. E o mais grave, recebeu de uma vez só o dinheiro para reconstruí-lo e não fez nada nesse sentido.
Pois não é que agora nos programas de propaganda eleitoral, com a maior cara de pau, ele diz que vai construir no interior do estado várias quadras esportivas.
Se for com o dinheiro que ele recebeu e não aplicou, o povo agradece.
DESEMBARGADOR NA TV
A sentença do desembargador Lourival Serejo, reconhecendo o direito da amante de receber parte da herança do marido, continua repercutindo no Brasil afora.
Na semana passada, ele apareceu no programa “Encontro”, da apresentadora Fátima Bernardes, falando sobre o controvertido assunto.
Pelos numerosos telefonemas e e-mails recebidos, Serejo entrou em contato com a apresentadora da TV Globo, para agradecer e dizer que a audiência do seu programa em todo o país é fantástica.
EMPRESARIADO E CANDIDATOS
O encontro dos empresários maranhenses com os candidatos Lobão Filho e Flávio Dino, realizado na Federação das Indústrias do Maranhão, foi diferente de todos os outros.
O deste ano foi marcado pela firmeza do empresariado com relação a uma questão que vem se arrastando ao longo do tempo.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, disse aos candidatos, com clareza e sem hesitação, que as forças produtivas do Maranhão não aceitarão mais os procedimentos do passado, em que os eleitos deixam de ouvi-los ou de chamá-los a opinar a respeito de assuntos que dizem aos problemas econômicos do estado.