O bacteriologista Alexander Fleming poderia ter jogado fora uma placa de cultura de bactérias contaminada por fungo, esquecida no seu laboratório durante as férias. Porém notou que, em volta da colônia contaminante as bactérias da placa não se desenvolveram, ao contrário foram destruídas.
Mero acaso, mais o espírito curioso do cientista, contribuiu para surgimento da penicilina, um dos mais importantes acontecimentos do século XX, o que rendeu a Fleming o Prêmio Nobel pela descoberta.
Segundo outro importante cientista, Pasteur, “O acaso só favorece aos espíritos preparados e não prescinde da observação”.
Ninguém precisa ser um cientista, nem mesmo amador, para saber aproveitar as boas oportunidades que o acaso lhes apresenta. Só lhe é indispensável praticar o conselho acima. Mas, falando sério, quantos poucos tem esse tal “espírito preparado”?!
Dei toda essa volta pra dizer que uma simples lata de leite, por exemplo, que iria para o lixo pode ser transformada em um belo vaso. Mas só quem percebe isso são as pessoas de “espírito preparado”.
O que me alegra em ver esses exemplos de gente, apaixonada por casa, decoração e jardinagem é porque me identifico: “é gente como a gente”, que trabalha em outro ramo, mas se interessa em aprender sempre mais.
Quando se junta interesse, criatividade, bom gosto e algum talento para jardinagem, poderá até não render um prêmio Nobel ou, uma mudança importante na História da Ciência mas, dará um salto na qualidade de vida de quem possui tais predicados.
Beijos e até.
Foto: Catarina Regina
Gosto do Capim-Santo pelo texto suave, objetivo e pelas ideias criativas. Todo mundo tem muitas latas e embalagens em casa prontas para serem jogadas no lixo, mas com essas fotos a gente para pra pensar em quanta coisa legal pode ser feita pra divertir o jardim e a casa também!
RESPOSTA: E eu adoro a tua participação Karla. Pra mim serve de grande incentivo. Bjs.