Elas dão flores, frutos e sombra. Embalam fantasias e guardam lembranças… Sejam frutíferas ou espécies tropicais, elas sempre são as estrelas de um jardim e da vida dos moradores. Algumas árvores possuem o tronco tão escultural que trazem um charme a mais no paisagismo. Entre as espécies conhecidas por possuírem essas características podemos destacar o tataré (Chloroleucon tortum), pau-ferro (Caesalpinia ferrea), jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) e o jasmim-manga (Plumeria rubra).
O tataré é nativa da região Sul e Sudeste do país. Ele apresenta galhos retorcidos, com muitos espinhos, um tronco marmorizado e flores com numerosos estames esbranquiçados. Atinge cerca de 12 metros de altura e até 50 cm de diâmetro.
O pau-ferro é outra espécie conhecida pelo seu aspecto marmorizado. Ele costuma ditar o tom do jardim pela beleza de seu tronco. É nativa da Mata Atlântica, ocorrendo do Sudeste ao Nordeste do Brasil. O pau-ferro atinge de 20 a 30 metros de altura e sua copa pode chegar a 12 metros de diâmetro. Apesar de ser uma árvore de grande porte, não possui raízes agressivas, mas seu plantio deve ser evitado em áreas pequenas como as calçadas, por exemplo.
A jabuticabeira é uma das mais curiosas de todas, pois suas flores e frutos surgem em grande quantidade no tronco. Os ramos da jabuticabeira nascem desde a base e são revestidos por uma casca fina e de aparência marmorizada. Por suas características ornamentais, a espécie sempre ganha lugar de destaque no paisagismo. É nativa da Mata Atlântica e chega a atingir 8 metros de altura. Seus frutos são deliciosos, mas difíceis de encontrar nos mercados, pois como dizia Carlos Drummond de Andrade em “Menino Antigo”: “…jabuticaba se chupa no pé…”. Por isso, trate logo de plantar a sua.
O jasmim-manga é outra espécie bastante escultural e muito encontrada nas casas especializadas aqui de São Luís. É uma planta barata e que não necessita de muitos cuidados. Sua florada sempre muito perfumada pode ser encontrada nas cores vinho, branca, amarela, salmão ou rosa. O jasmim-manga não tolera muita água e se multiplica facilmente por estaquia.
Bibliografia Consultada: Jardineiro.net, Revista Natureza (ed. 271/2010). Fotos: Divulgação (Campinas Decor 2010), Revista Casa e Jardim, Jardineiro.net e Árvores do Brasil.
Até que enfim um blog diferente que acompanha a evolução do mercado de imóveis, e nos ajuda a saber como montar nosso jardim, com dicas interessantes, principalmente para pessoas como nós inexperientes e que acabam de comprar seu imóvel.Vc poderia fazer um post só sobre o uso de pedras em um jardim de casa em condomínio?
Parabéns!!!!
Resposta: Com certeza Carina. Vou preparar um material especial sobre esse assunto. Obrigada por nos acompanhar.
Parabéns Ana Paula , pela belíssima matéria, á sempre bom nos depararmos com assuntos tão interessantes e que nos tragam sempre algumas informações importantes. E quanto a sugestão de Carina, sobre pedras ornamentais, vou ficar aguardando tambem.PARABÉNS!!!!!!!
Resposta: Obrigada e apareça sempre!