As flores estão ganhando a cada dia mais espaço na mesa. Decoram bolos, saladas e podem até ser usadas congeladas para decorar bebidas. Inspirada num post de uma amiga – Virgínia Duailibe, mais uma vez você! – fui buscar no Correio Gourm@and uma receitinha de flores cristalizadas. São Lindas! Beijos e até!!!
Receita da Flor Cristalizada:
Ingredientes
Flores – o ideal é que a flor não tenha sido tratada com pesticidas e você mesmo possa colhê-las pela manhã, ainda úmidas de orvalho.
1 clara de ovo
1 colher de sopa de água
Açúcar cristal ou de confeiteiro o quanto baste
1 pincel macio de ponta pequena
Papel manteiga
Modo de fazer:
Lave bem a flor em água corrente e deixe que escorra um pouco o excesso de água numa peneira ou escorredor de macarrão por exemplo. Espalhe as flores sobre um papel absorvente de cozinha para que termine de secar.
Numa vasilha pequena, use um garfo para bater levemente a clara de ovo com a água.
Com o pincel, pincele cada pétala, dos dois lados, com a clara batida.
Em seguida, coloque a flor pincelada com clara no açúcar, cobrindo-a de forma a que o açúcar fique bem aderido à pétala, como se estivesse empanando.
Coloque as flores já açucaradas para secar sobre uma assadeira forrada de papel manteiga ou uma grade e deixe em local arejado, em temperatura ambiente, por cerca de 24 horas, até que estejam secas.
Uma vez secas, guarde-as em um recipiente hermeticamente fechado. Tenha cuidado, pois as flores são muito frágeis e quebram facilmente. Bem acondicionadas as flores cristalizadas resistem, perfeitamente, por duas semanas.
PS: Além de flores comestíveis você pode cristalizar também folhas como hortelã, sálvia e manjericão.