Eu tenho uma queda por casas lindas, possíveis e pé no chão. E não estou falando de casa de revista não, longe disso. Não estou falando de casa que se mostra. Estou falando de casa que se mora. E foi essa sensação que tive quando olhei o ambiente assinado pela arquiteta Carol Gama para a Casa Cor Maranhão 2012.
A impressão que tive foi comprovada pela arquiteta ao falar sobre a sua inspiração para a concepção do projeto do Espaço Gourmet. “Minha inspiração foi a minha família. Pensei nas minhas avós, na minha mãe e em mim mesma. Gostamos sempre de receber todos, com muita comida e alegria. Busquei nas minhas raízes tudo o que precisava, sem perder o foco da modernidade, sustentabilidade, e logicamente da nossa cidade”, afirmou Carol.
Ver paredes, móveis e cores refletirem a personalidade e a história de uma pessoa, de uma família foi o que realmente me atraiu no projeto. Segundo Carol, a proposta foi criar “um ambiente confortável, moderno, mas ao mesmo tempo regional.”
Com foco na sustentabilidade a arquiteta reaproveitou madeiras antigas, que estavam encostadas no fundo do quintal, portas que algumas pessoas se desfizeram, metal reciclado e remodelado e objetos do acervo de sua família. Materiais, móveis, utensílios e eletrodomésticos modernos também tiveram espaço no projeto. Ficou com vontade de conhecer? Então não deixe de ir a Casa Cor Maranhão que, este ano, foi montada no antigo Casino Maranhense, na Avenida Beira-Mar, no Centro Histórico de São Luís … com certeza você vai se inspirar nas ideias de Carol Gama. Beijos e até!!!
A parede ganhou um painel com portais da cidade feitos em cerâmica pelo artista plástico maranhense Luís Carlos. Para valorizar o trabalho do artista uma iluminação de LED.
Móveis planejados contemporâneos da Bontempo e eletrodomésticos modernos dão conforto e praticidade ao projeto. Uma horta com ervas e temperos sempre à mão também estão presentes no Espaço Gourmet.
A bancada de trabalho feita em madeira de reaproveitamento ganhou um fogão cooktop.
Janelas e portas usadas foram aproveitadas. Móveis de família dão personalidade ao espaço.
Pra mim a estrela do projeto é esse gradil suspenso sob a bancada de trabalho. Além de decorar ele serve de paneleiro. O contraste fica por conta da mesa feita em Silestone com cadeiras de desing clássico em madeira e palhinha. Todas as fotos são de Carlos Brasileiro.
Ana,
Agradeço imensamente os comentarios do seu post. Sabes que sou fã do teu blog e é uma honra ser citada nele.
Obrigada por conseguir traduzir minhas ideias em poucas palavras.
Eu que agradeço por tantas ideias lindas que tive o prazer de compartilhar com os leitores do Capim Santo. Bjs.