Por Ana Paula • segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Faz tempo que eu queria falar dessa espécie e este fim de semana tive uma surpresa ao acessar o twitter (@blogcapimsanto). A Virgínia Duailibe publicou uma foto simplesmente linda de uma romã (Punica granatum). Pedi para postar aqui no blog e fui prontamente atendida. Obrigada Virgínia!
Dizem que a romã atrai sorte e prosperidade, mas mesmo para aqueles que não acreditam nessas coisas vale muito pois os benefícios da romã para a saúde estão mais do que comprovados.
Ela é uma planta nativa do norte da Índia e do Irã, a fruta de sementes vermelhas tem seu consumo associado à redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), além de ser rica em vitaminas dos complexos A e B, que protegem a visão e fortalecem o sistema imunológico. Possui também grandes quantidades de cálcio, fósforo e potássio e ainda tem propriedades anti-inflamatórias – daí o costume popular de fazer gargarejos com chá de romã para aliviar dores na garganta. Para completar, é superlight: tem apenas 56 módicas calorias a cada 100 gramas.
A planta, um arbusto que pode ficar bem alto se não for podado, entra frequentemente em projetos de paisagismo. Algumas espécies podem durar 200 anos, embora o auge da produção seja até os 15 anos.
A importância da romã é milenar, ela aparece nos textos bíblicos e os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo, pois acredita-se que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora. Sorte de quem come, não é mesmo? Beijos e até!!!
Foto: by Virgínia Duailibe. Fonte: Revista Casa e Jardim e Jardineiro net
Categoria Sem categoria
Por Ana Paula • sábado, 29 de outubro de 2011
Faz tempo que eu carrego essa dúvida: publicar ou não dicas de decoração para a festa de Halloween? Como disse a Laély Fonseca em seu blog “acho meio forçada essa história de importar tradições.”
Mas como tenho recebido muitos pedidos fiz uma seleção de imagens pescadas no site da Martha Stewart. Então, capricha na fantasia e solta a criançada na rua. Beijos e até!!!
Veja mais fotos na galeria:
Categoria Sem categoria
Por Ana Paula • sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Na hora que coloquei os olhos nesta foto me encantei pelas cores. Essa imagem é do fotógrafo Andrew Moore que entre os anos de 1998 até 2002 clicou as belas cores de Cuba.
Eu confesso que deu trabalho para escolher uma, mas é que tenho uma quedinha pelo verde… Então deixo vocês neste fim de semana com o link do site do Andrew onde é possível encontrar outras imagens. Beijos e até!
Categoria Sem categoria
Por Ana Paula • quinta-feira, 27 de outubro de 2011
No post de ontem eu mostrei uns arranjos florais lindos de viver e escolhi como o meu preferido o que predomina tons de laranja. Nesse arranjo uma flor roubou a minhaatenção: a dália. Daí que hoje encontrei fotos belíssimas de dálias em tons de branco e vinho e, claro, não poderia deixar de mostrar aqui pra vocês. : )
Essa flor impressiona pela perfeição de suas pétalas. É originária do México, onde é muito popular, mas encantou os europeus que passaram a cultivá-la. Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias. Foi a imigração holandesa que contribuiu muito para a propagação desta flor no Brasil.
A dália é uma planta que sofreu grande melhoramento e muitos cruzamentos, possibilitando a disponibilização de um grande número de variedades. Hoje, graças ao surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias, o que resulta numa grande variedade de formas (pompom, bola, decorativa, etc.) e cores. São mais de três mil variedades resultantes de cruzamentos com outras espécies, como os crisântemos, por exemplo.
O clima ameno é ideal para o cultivo dessa planta que em locais frios, precisa de no mínimo quatro horas de sol pleno; já em clima quente, recomenda-se o cultivo à meia-sombra. O ideal é manter o solo sempre úmido e sem encharcar e o mais importante: as dálias não toleram ventos e precisam ser adubadas a cada três meses com adubo orgânico. Então… que tal encher a casa de beleza e cores surpreendentes? Beijos e até!!!
Foto: Radostina. Fonte: Jardineiro net e Wikipedia.
Categoria Sem categoria
Por Ana Paula • quarta-feira, 26 de outubro de 2011
“Deixe a vida fazer com você o que a primavera faz com as flores”. Li essa frase escrita pelo poeta chileno Pablo Neruda e deste então só penso em flores e em como elas tem o poder de transformar um ambiente. Vocês sabem que quando estou com uma coisa na cabeça meu olhar fica tendencioso, né?
E eis que encontrei três lindos arranjos e claro que tive que mostrar aqui. Os arranjos são da florista Nicolette Owen e as fotos de Tara Donne para o “The Wall Street Journal”.
Para mim, o primeiro arranjo que combina hortelã, lavanda e dália laranja é simplesmente fantástico. Qual é o seu favorito? Beijos e até!!!
Categoria Sem categoria
Por Ana Paula • segunda-feira, 24 de outubro de 2011
A dica de hoje é para quem quer planejar um almoço ou jantar num clima bem informal. Na foto tirada do blog 79 Ideas a mesa foi disposta ao ar livre, mas dá pra fazer uma produção bem parecida em um ambiente fechado. Foram usadas cadeiras de vários modelos – isso resolve o problema de quem tem poucas cadeiras – dá pra conseguir algumas peças na família mesmo e sair misturando.
No lugar da toalha, foi usada uma juta (uma fibra têxtil vegetal que é produzida da Corchorus capsularis), os guardanapos de algodão foram dispostos embaixo dos pratos, estes por sua vez, quebraram a monotonia da mesa com seu colorido. Para dar um toque a mais de cor os arranjos de flores naturais colocados em copos que fizeram as vezes de vasos. Beijos e até!!!
Categoria Sem categoria
Por Ana Paula • sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Como vocês perceberam o Capim-Santo ficou parado por mais de um mês. Problemas de ordem estroboscópicas. : )
Eu tento não levar o blog como uma obrigação, sabe? Gosto de postar quando estou disposta, inspirada, para trazer sempre coisas legais e palavras bonitas pra todo mundo. Mas a verdade é que andei muito ocupada, e infelizmente não consegui arrumar meus horários e parar um tempo para procurar uma coisa linda e inédita para colocar aqui.
Agora que está tudo resolvido e em seu devido lugar… cá estou. E mega feliz porque eu tenho recebido tantos recadinhos carinhosos, queridos, amigos que ligam cobrando, que eu não poderia retribuir essa atenção de outra forma.
Por isso, o post de hoje é de um lugar muito legal que eu descobri. O estúdio do fotógrafo Chico Barros. A decoração é tão descolada que me deixou sem palavras. Porque eu nunca pensei nisso antes?
Essa mesa foi feita com dois carretéis – um em cima do outro – usados para o transporte de cabos e um tampo de vidro. Linda!!!
A mesma mesa em outra perspectiva.
E o espírito de reciclagem não para por aí… Vejam só esse lindo puf que foi feito aproveitando um tambor de uma máquina de lavar velha. Beijos e até!!!
Categoria Sem categoria