No Maranhão as estações do ano não são bem definidas. Mesmo assim, a chegada da primavera é comemorada com alegria. Oficialmente, a primavera começa hoje (23), em todo o Hemisfério Sul.
Os especialistas garantem que, por estarmos muito próximos à Linha do Equador, os dias e as noites por aqui, tem quase a mesma duração o ano inteiro. E o reflexo disso se dá no nosso clima. Segundo o meteorologista Márcio Elói – do Núcleo de Meteorologia da Uema – no Maranhão, só percebemos dois períodos distintos: um chuvoso e um de estiagem, e é nesse período sem chuvas, que as nossas flores desabrocham mais intensamente.
Então, mesmo na nossa discreta primavera o importante é alegrar a casa, afinal quem não se sente mais feliz ao ver flores por todos os lados? Por isso, dá para celebrar a estação mais bonita do ano de várias maneiras, se você não tem um jardim com espécies floridas, decore a casa com vasos ou flores de corte.
E para saudar a chegada da primavera, o Capim-Santo vai falar hoje de uma espécie muito cultivada aqui no nosso Estado, a primavera (Bougainvillea glabra). A “bouganville, a primavera brasileira com sotaque francês” é uma trepadeira lenhosa, de florescimento abundante e espetacular. Suas folhas são pequenas, lisas, levemente alongadas e brilhantes. As flores são pequenas e projetadas, de coloração amarelo creme, envolvidas por brácteas* de cores variadas. Pode ser conduzida como arbusto, arvoreta, cerca-viva ou como trepadeira, enfeitando com majestade pérgolas e caramanchões de estrutura forte. Plantada em jardins, suas flores podem aparecer o ano todo, mesmo com poucos cuidados. Em vasos, precisa ser adubada, no mínimo, a cada três meses. Não gosta de muita água. Sem sol direto, tem o crescimento prejudicado. Requer podas de formação e de manutenção anuais, para estimular o florescimento e renovar parte da folhagem.
Beijos e até!
* As brácteas são folhas mais ou menos modificadas, dispostas na vizinhança das flores, podendo apresentar coloração viva e variada. De um modo geral, as brácteas têm dimensões muito menores que as folhas comuns. Traduzindo a coisa… o que você pensa que é a flor, na verdade é uma folha modificada (colorida) e a flor, fica dentro dela (bem pequenina). Veja no detalhe da foto. Ok!
Bibliografia consultada: Jardineiro.net