Maranhão registra queda de 17% no roubo de celulares no primeiro trimestre do ano

0comentário
Celulares roubados recuperados pela Polícia Civil do Maranhão

O Maranhão começou 2025 com redução nos registros de roubo de celulares. No comparativo entre janeiro e março deste ano com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 17% em todo o estado. No mês de março, analisado isoladamente, o recuo também foi significativo, com uma diminuição de 18% nas ocorrências.

Na Grande Ilha — que reúne São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa — a retração no primeiro trimestre foi de 14%. Em março, o índice chegou a 15%. Sozinha, a capital, São Luís, fechou os três primeiros meses do ano com uma redução de 4% nos registros de roubo de celulares.

Para o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, os números refletem um conjunto de ações articuladas para combater crimes patrimoniais, especialmente os relacionados ao roubo de celulares. “Temos trabalhado com inteligência, integração entre as forças policiais e ações específicas de prevenção e repressão. A redução é resultado direto desse esforço conjunto, e seguimos atentos para avançar ainda mais, conforme orientação do governador Carlos Brandão”, destacou.

A intensificação do policiamento ostensivo, em apoio ao policiamento ordinário, tem sido uma das estratégias da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) para prevenir e combater todos os tipos de crimes patrimoniais. Esse tipo de policiamento ocorre por meio de ações de patrulhamento, incursões nos bairros, barreiras, abordagens, entre outras.

Paralelamente à intensificação do policiamento, também são desenvolvidas ações investigativas contínuas, com foco na identificação e desarticulação de grupos envolvidos com o roubo e a receptação de celulares.

Soma-se a essas estratégias o programa Meu Celular de Volta, lançado no ano passado. A iniciativa combina inteligência policial e investigação com ações de recuperação e devolução de aparelhos subtraídos, evitando que esses celulares alimentem redes de receptação e outros crimes. Desde a implantação, cerca de 2,2 mil aparelhos foram recuperados — mais de mil já devolvidos aos donos.

O combate ao roubo de celulares, no âmbito do programa, é feito a partir da identificação e intimação de pessoas que estejam com aparelhos com registro de roubo ou furto — incluindo os próprios autores do crime, receptadores e também compradores que adquiriram o celular sem saber da origem ilícita. Atualmente, a iniciativa está presente em oito municípios, entre eles os quatro da Grande Ilha, Imperatriz e outros da Região Tocantina.

sem comentário »

Larissa DP vai distribuir 15 toneladas de peixe a famílias codoenses na Semana Santa

0comentário
Larissa DP e o marido, Eduardo DP

SÃO LUÍS – Nesta segunda-feira (14), Larissa DP realizará a entrega de 15 toneladas de peixe para famílias codoenses por ocasião da Semana Santa.

A ação solidária, que conta com o apoio do marido, Eduardo DP, de amigos, e funcionários do Grupo DP, será realizada às 6h da manhã, na Praça da Bandeira.

“A tradição de distribuir peixes na Semana Santa é uma forma de celebrar a união e a solidariedade entre as pessoas. É, também, uma prática de devoção cristã que simboliza a fé em Jesus Cristo”, afirma Larissa.

As equipes do grupo já estão nas ruas, entregando as fichas para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Essa iniciativa da Larissa é um gesto de solidariedade e amor ao próximo, que representa o verdadeiro espírito da Semana Santa. A entrega dos peixes em Codó é um exemplo de como familiares e amigos podem se unir para ajudar as pessoas que mais precisam, e um símbolo de esperança em tempos difíceis”, acrescenta Eduardo DP, marido de Larissa.

sem comentário »

Max Romeo morre aos 80 anos na Jamaica

0comentário
Max Romeo

Max Romeo, uma das maiores lendas do reggae, faleceu nessa sexta-feira, 11 de abril de 2025, aos 80 anos, em uma clínica na paróquia de Saint Andrew, na Jamaica, em decorrência de complicações cardíacas.

Conhecido por inúmeros sucessos, Max Romeo iniciou sua carreira nos anos 1960 com o grupo vocal The Emotions. Em 1968, ganhou projeção internacional com a polêmica canção “Wet Dream”, marcada por seu teor ousado.

Na década de 1970, destacou-se com álbuns de forte conteúdo político e espiritual, como “Revelation Time” (1975) e “War Ina Babylon” (1976), este último produzido por Lee “Scratch” Perry e considerado um clássico do reggae roots.

Além da carreira solo, Max Romeo colaborou com importantes nomes da música jamaicana, incluindo a banda The Upsetters.

Em São Luís do Maranhão, suas músicas que primeiro ganharam destaque foram “Murder in the Place” e “I Woke Up In Love This Morning”. Em seguida, vieram sucessos como “Tacko” e “Stealing In the Name of Jah”, consolidando seu nome entre os mais respeitados do gênero na capital maranhense.

Max Romeo se apresentou duas vezes em São Luís. A primeira foi em 2010, no Cidade do Reggae, e a segunda em 2019, ocasião em que veio acompanhado de dois filhos, que também se apresentaram.

Em 2023, anunciou sua aposentadoria das turnês, após quase seis décadas de carreira. Ainda assim, participou do festival República do Reggae, em Salvador, na Bahia, em uma de suas últimas apresentações no Brasil.

Com sua partida, o reggae perde um de seus maiores ícones — um artista que ajudou a construir e espalhar o gênero pelo mundo.

djwaldiney

sem comentário »

Um paradigma de caos

0comentário
Nuclear Explosion With Orange Mushroom Cloud

Pessoas que se imaginam inteligentes, mas na verdade só são malacas, têm usado resultados de pesquisa sobre opinião pública quanto a aprovar ou não a anistia para os vândalos de 8 de janeiro de 2023, no sentido de dizer que a maioria da população desaprova tal medida, mas não é assim que devem funcionar as tomadas de decisões, pois se assim o fosse não se precisaria dos poderes da república, mas de um grande instituto de pesquisa!

Vejam bem!… Se fizerem uma pesquisa para saber se as pessoas desejam que não haja mais a cobrança de impostos, imagino que o percentual favorável a extinção dos impostos seja próximo de 100%, e nem por isso se deve ou se pode acabar com o recolhimento de impostos. Existe uma organização constitucional exatamente para isso e existe um poder legislativo que executa essa função. Ele existe para ouvir, filtrar, traduzir e operacionalizar os anseios do povo, da melhor maneira, que for viável e possível.

O Brasil se encontra num dos piores momentos de sua existência, e isso se deve à extrema e exacerbada politização de todos os assuntos em nosso país, e à descontrolada polarização da vida nacional, principalmente da política partidária e ideológica, agravada pela completa falta de tato e de respeito das autoridades dos três poderes, marcantemente do poder judiciário, para com o funcionamento normal, regular, republicano e democrático de nossas instituições.

Quanto ao mérito da anistia, a princípio eu sou contra, pois acredito que se a processualística nos julgamentos desses réus tivessem transcorrido de maneira correta a anistia não seria necessária. Vândalos depredadores do patrimônio público seriam processados pelos crimes que realmente cometeram e apenados conforme prevê a legislação, e não haveria necessidade de anistia. Como essas coisas transcorreram da forma errada e os responsáveis não têm a capacidade de reconhecer isso e sanar os erros cometidos, só resta o caminho da anistia.

Recentemente Fernando Gabeira fez um comentário exemplar sobre o que está acontecendo que eu penso que todos deveriam ver e ouvir, ao qual eu faria apenas um pequeno adendo: os erros nos julgamentos dos vândalos de 8 de janeiro aconteceram de forma consciente e proposital por iniciativa do ministro Alexandre de Moraes e corroborado depois pelos demais ministros do STF.

Assistam a fala de Gabeira neste link, e vejam como é simples entender o que está acontecendo : https://x.com/GloboNews/status/1910524369685586273

Acredito ser importante dizer que não sou favorável que a anistia seja estendida a quem possa realmente ter atentado contra o sistema democrático, tentado dar um golpe de estado  e assassinar pessoas.

Aproveitando um assunto polêmico, gostaria de lincar este com um outro assunto igualmente polêmico: A cassação do mandato do deputado Glauber Braga no conselho de ética da Câmara dos Deputados.

A mim me parece que a pena atribuída a esse deputado, a quem eu particularmente considero asqueroso, foi desproporcional ao delito cometido. Penso que a pena mais apropriada para o caso dele seria a de suspensão, por 180 dias, de seu mandato e suas funções parlamentares.

Vejo no caso do Glauber o mesmo intuito de vingança e perseguição que ocorre em relação aos vândalos de 8 da janeiro de 2023, sendo que um é atacado pela direita e os outros são atacados pela esquerda, com a ajuda desigual do sistema judiciário.

Mesmo sendo eu um escritor e roteirista acostumado a dar vida a personagens e desenvolver textos literários e cinematográficos, muitos deles ancorados em fatos reais de nossa história, confesso que não consigo imaginar um bom enredo como desfecho para todo esse caos.

sem comentário »

Programação gratuita de Páscoa garante diversão para toda a família no mês de abril

0comentário

Uma programação totalmente gratuita e que promete encantar todas as idades: com a proximidade do período de Páscoa, já tem celebração especial pronta e muita diversão garantida em família no Rio Anil Shopping. Até o dia 20 de abril, o shopping oferece um roteiro diversificado de atividades que inclui pintura facial, apresentações musicais e oficinas temáticas para comemorar essa época do ano.

As atividades começaram no último sábado (5). Das 14h às 18h, a pintura facial transformou crianças em coelhinhos da Páscoa, com direito às clássicas orelhinhas para entrar no clima. E quem não ama um cortejo animado? Das 14h às 17h, os personagens Chocolix invadiram o shopping com música e animação, garantindo uma tarde cheia de sorrisos, alegria e dança. A programação contou ainda, com exibição de episódios do desenho animado Chocolix realizada entre as 15h e 18h.

A programação continua nos próximos domingos. Nos dias 6, 13 e 20 de abril, o Clubinho Rio Anil, que fica localizado no segundo piso do mall, será o cenário de oficinas temáticas para despertar a criatividade infantil. Com sessões às 14h, 15h, 16h e 17h, as crianças terão a oportunidade de criar diversos artesanatos de Páscoa. As oficinas são gratuitas, e todo o material é fornecido pelo shopping. A inscrição pode ser realizada pelo aplicativo do Rio Anil Shopping.

Quem também está marcando presença aos finais de semana no shopping é um dos personagens característicos da época. Que tal um encontro com o Coelho da Páscoa? Aos sábados e domingos (dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20 deste mês), das 16h às 18h30, ele estará à disposição no Piso 2 do shopping para tirar fotos e criar memórias divertidas com as famílias.

“A Páscoa é uma data que simboliza união e renovação. Por isso, queremos proporcionar um ambiente acolhedor e alegre, repleto de atividades que divirtam toda a família. Nossa expectativa é que este evento se torne um momento especial, onde pais e filhos possam se divertir juntos e criar memórias inesquecíveis”, finaliza o gerente de marketing do Rio Anil Shopping, Paulo Magalhães.

sem comentário »

© 2000-2025 imirante.com - Todos os direitos reservados.

Twitter Facebook RSS