A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) começou hoje a transferir para presídios federais detentos de alta periculosidade que cumpriam pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A princípio, serão estão sendo removidos nove presos, que preencheram os pré-requisitos previstos pelo Poder Judiciário para a transferência. Todos são apontados como líderes de facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas no Maranhão e já promoveram uma série de atos criminosos dentro do sistema prisional e na região metropolitana de São Luís.
A operação envolveu forte aparato policial, com dezenas de policiais e e viaturas, que saíram em um imenso comboio pelo trecho da BR-135 entre o complexo penitenciário e o Aeroporto Marechal Cunha Machado.
Os nove apenados deixaram Pedrinhas por volta das 9h rumo ao aeroporto, onde um avião da Polícia Federal os aguardava para levá-los às unidades prisionais administradas pela União. São quatro presídios, localizados em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN).
A lista enviada semana passada pelo Governo do Estado do Maranhão ao Ministério da Justiça contém 35 nomes de apenados. Nos próximos dias, os demais detentos que compõem a relação serão transferidos.
Abaixo, imagens do comboio, feitas pelo repórter Leandro Santos (O Estado do Maranhão):
Já vão tarde, espero que não voltem.
esse bandidos sao mais protegidos que o cidadao
tem é tirar os funcionários da penitenciaria, cavar um buraco,encher de gasolina e tocar fogo, matar todos os detentos queimados, só assim teria certeza q a bandidagem tinha acabado. Isso sim,
Já que nosso sistema carcerário é falho, então que esses marginais saiam daqui e não voltem mais,pois quem sabe assim, vamos nos sentir mais seguros.Será?
Concordo em cavar um buraco e colocar todos dentro e encharcar de gazolina e tocar fogo, são uns animais que não tem mais jeito. Parabenizo o Coronel Ivaldo pelo trabalho perfeito.