ExpoMEI 2024 acontecerá em São Luís

0comentário

A ExpoMEI promete um ambiente de capacitação e oportunidades de negócios na Semana do MEI, em São Luís 

Microempreendedores Individuais (MEIs) de São Luís e região marcarão presença nos dias 15 e 16 de maio no Multicenter Negócios e Eventos para a ExpoMEI. Organizado pela Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, o evento promete ser um ambiente dinâmico para capacitação, negócios e networking.

Integrando a Semana do MEI na capital maranhense, a ExpoMEI oferece aos microempreendedores individuais a chance de divulgar seus negócios e expandir suas redes de contatos. Com mais de 100 expositores e entrada gratuita, a feira, que acontecerá no Pavilhão do Multicenter, será como uma vitrine para apresentação de produtos e serviços, destacando-se também por palestras sobre inovação e cases de sucesso.

Edineide Baldez, responsável pela Tok Africano, uma das expositoras, compartilha suas expectativas. “Estamos preparando nosso estoque e solicitando bastante material para oferecer uma variedade de produtos na ExpoMEI. Esperamos realizar bons negócios e aumentar a visibilidade da nossa marca. 

Edineide Baldez, responsável pela Tok Africano será uma das expositoras

A Semana do MEI visa ser um hub de aprendizado e interação, com ambientes de capacitação em gestão financeira, marketing digital e vendas, além de oferecer consultorias especializadas. O espaço de networking possibilitará aos empresários trocarem experiências e estabelecerem contatos com representantes de empresas e instituições parceiras.

Mauro Formiga, Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, destaca a importância do evento. “Eventos como a ExpoMEI são essenciais para fomentar o desenvolvimento econômico, a inovação e a criatividade no ambiente de negócios. Nosso objetivo é oferecer aos MEIs oportunidades únicas de ganhar visibilidade e acessar novos mercados, além de proporcionar um ambiente rico em aprendizado e desenvolvimento.”

“Este evento anual representa um momento chave para os microempreendedores que buscam crescer e se estabelecer no mercado. As atividades programadas são projetadas para impulsionar o desenvolvimento de negócios locais e estimular a economia na região”, destaca o Gerente.

A ExpoMei acontecerá no Pavilhão do Multicenter Negócios e Eventos

Dados sobre MEIs no Maranhão: Atualmente, o Maranhão registra 423.120 empresas, das quais 193.784 são cadastradas como MEIs. Em São Luís, são 89.977 CNPJs de Microempreendedores Individuais. Os principais setores de atuação incluem serviços, comércio, construção e agropecuária.

Informações do Evento:

  • O que: Semana do Mei e ExpoMei em São Luís
  • Quando: 15 e 16 de maio
  • Horário: 14h às 21h
  • Local: Multicenter Negócios e Eventos
sem comentário »

Caged: Maranhão gerou 2.777 empregos em março, com ligeira alta, mas salário médio caiu 3,16%

0comentário

O mês de março registrou o melhor saldo de empregabilidade no Brasil desde 2020. No Maranhão, foram geradas mais de 2.700 vagas de trabalho com carteira assinada, naquele mês, representando uma alta de 0,43%, em relação a fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no dia 30.

De acordo com o levantamento, em março, foram registradas 22.112 admissões e 19.335 desligamentos, o que resultou no saldo positivo de exatas 2.777 vagas de emprego formais.

O salário médio das vagas de trabalho com carteira assinada criadas no Maranhão em março deste ano foi de R$ 1.828,41 (mil, oitocentos e vinte oito reais e quarenta centavos). Apesar da ligeira alta do número de postos de trabalho formais gerados no estado no terceiro mês deste ano, o vencimento médio caiu 3,16%, segundo os dados divulgados pelo Novo Caged.

Observando-se o cenário do país,.o Maranhão registrou a 9ª maior variação relativa da criação de vagas de emprego com carteira assinada em março. O índice local supera a taxa nacional (+ 0,42) e do Nordeste (+0,21). Na região, o estado ficou na 4ª posição nesse indicador específico.

Cenário nacional

Ao todo, foram gerados 244.315 postos de trabalho com carteira assinada. O resultado foi positivo em quatro dos cinco maiores grupos de atividades econômicas, em 25 das 27 Unidades da Federação. No primeiro trimestre do ano foram criadas 719.033 vagas formais no país. Se comparado com a série histórica do Caged, o resultado só fica atrás de 2010.

Levantamento

Conforme o Caged, o maior crescimento do emprego formal em março deste ano ocorreu no setor de serviços, com a criação de 148.722 postos. No comércio, foram criados 37.493 postos; na indústria, 35.886, concentrados na indústria da transformação; e na construção civil o número chegou a 28.666.

O levantamento também indica que, no mês, todas as regiões do Brasil tiveram saldo positivo na geração de emprego. Houve aumento de trabalho formal em 25 das 27 Unidades da federação. O saldo ficou positivo para mulheres (124.483) e para homens (119.832).

Em relação à população com deficiência, o resultado também foi positivo, com geração de 558 postos de trabalho. No quesito cor, o saldo foi positivo para pardos (220.547), brancos (138.032) e pretos (44.491), ficando negativo para amarelos (-2.793) e indígenas (-1.946).

Em termos relativos, os estados com maior variação na criação de empregos em relação ao estoque do mês anterior são: Acre, com a abertura de 1.183 postos, um aumento de 1,13%; Goiás, que criou 15.742 vagas (1,02%); e Piauí, com saldo positivo de 3.015 postos (0,86%).

Em números absolutos, as unidades da federação com maior saldo no mês foram São Paulo, com 76.941 postos (0,6%); Minas Gerais, com 40.796 vagas criadas (0,9%); e Rio de Janeiro, com a geração de 22.466 postos (0,7%). A pesquisa está disponível aqui.

sem comentário »

Solidariedade filia Othelino e lança pré-candidatura de Flávia Alves a prefeita de São Luís

0comentário
Ao lado da pré-candidata a prefeita de São Luís Flávia Alves, Othelino Nero destacou o seu novo momento na política

O deputado estadual Othelino Neto assinou ficha de filiação ao Solidariedade, neste sábado (04), no Rio Poty Hotel, com presença da cúpula nacional do partido, após o evento Lidera Mais Itinerante, conduzido pela presidente estadual da sigla, suplente de deputada federal Flávia Alves, que também foi lançada, oficialmente, pré-candidata a prefeita de São Luís, durante o ato político. O parlamentar, que passou mais de uma década no PCdoB, agradeceu o tempo de permanência no partido comunista e destacou a acolhida que teve na nova sigla.

“Enfim, chegamos ao partido Solidariedade e iniciamos agora um novo ciclo partidário após mais de uma década no PCdoB, sigla pela qual tenho muito respeito e agradeço pela permanência durante todos esses anos. Agradeço imensamente pela acolhida no Solidariedade, partido pelo qual já nutria muita admiração e que nos ajudou a reerguer o país com a eleição do presidente Lula”, disse Othelino Neto.

O deputado estadual Othelino Neto assina ficha de filiação ao Solidariedade, observado pela irmã Flávia Alves, pré-candidata a prefeita de São Luís

O ato de filiação de Othelino contou com a presença da senadora Ana Paula Lobato (PDT) e de lideranças nacionais do Solidariedade, como o vice-presidente nacional, deputado federal Paulinho da Força; Marília Arraes – vice-presidente da regional Nordeste e que disputou o governo de Pernambuco nas eleições passadas; Felipe Espirito Santo, secretário de Assuntos Parlamentares do Solidariedade Nacional; Luiz Antonio Adriano da Silva, secretário-geral nacional do Solidariedade, e Maria Aparecida dos Santos, secretária do Solidariedade Mulher. Presentes ainda lideranças políticas de diversos municípios maranhenses, como prefeitos e vereadores.

Legado de Flávio Dino e Flávia Alves

Durante a filiação, Paulinho da Força comemorou a chegada de Othelino ao Solidariedade e disse que ele é o nome ideal para preencher o espaço político deixado pelo ex-governador Flávio Dino no Maranhão. O dirigente nacional disse que o deputado deve atuar, nacionalmente, no partido, também pelos potenciais que tem.

A senadora Ana Paula Lobato potencial político de Othelino Neto e disse que o deputado chega para fazer história no Solidariedade

Paulinho da Força também fez o convite oficial, para que Flávia Alves assuma, a partir de agora, o posto de pré-candidata a prefeita de São Luís com aval da direção nacional e de lideranças do Maranhão. O dirigente disse que é uma orientação nacional que todas as capitais brasileiras tenham pré-candidatos a prefeito

Durante o ato, Ana Paula e as lideranças nacionais destacaram o potencial político de Othelino Neto, que está em seu quarto mandato de deputado estadual. “Ele chega para somar e fazer história no Solidariedade, assim como fez no PCdoB”, frisou a senadora.

Othelino Neto com a mãe, Yolete Alves, e a irmã Flávia Alves no aro político em que se filiou ao Solidariedade

Oposição e trajetória

Emocionado, Othelino falou de sua trajetória no PCdoB durante lutas pelo Maranhão, ao lado de comunistas e do ex-governador Flávio Dino, e explicou os motivos que o levam a fazer oposição ao governo do estado neste novo momento. Segundo ele, a triste realidade do Maranhão, com problemas graves na Saúde, infraestrutura e outras áreas, sinaliza a desconstrução de um legado conquistado com muito trabalho e isso não pode ser permitido.

“O Solidariedade será essa voz do povo para cobrar o que não funciona, o que não é está correto e o que não favorece o povo maranhense”, frisou Othelino Neto.

Othelino Neto com a vice-presidente da regional Nordeste do Solidariedade, Marília Arraes, que disputou o governo de Pernambuco na eleição passada

“Grato pelas sábias palavras do vice-presidente do partido, deputado Paulinho da Força, que nos deu total apoio. Com o coração cheio de alegria, declaro iniciado este novo ciclo político na minha vida e no Maranhão”, disse Othelino por meio de suas redes sociais.

Clique aqui e assista a um trecho do discurso do deputado estadual Othelino Neto no ato político que marcou sua filiação ao partido Solidariedade.

sem comentário »

Governo Federal reconhece situação de emergência em Bacabal, Palmeirândia e Jenipapo dos Vieiras, afetados por chuvas e alagamentos

0comentário
Trecho de rua inundado em Bacabal por causa da cheia do Rio Mearim

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nessa sexta-feira (3), a situação de emergência em 28 municípios brasileiros. Três municípios do Maranhão integram a lista, em razão dos riscos e danos provocados pelas fortes chuvas e por alagamentos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira as portarias abaixo.

Dez cidades afetadas por chuvas intensas obtiveram o reconhecimento federal. Os municípios de Capitólio, Jaguaraçu e Santo Antônio do Itambé, em Minas Gerais, foram contemplados; assim como Petrolina e São Benedito do Sul, em Pernambuco, e Canelinha e Paulo Lopes, em Santa Catarina. Jeremoabo, na Bahia; Bacabal, no Maranhão, e Monte Alegre, no Pará, também foram reconhecidos.

Com registros de alagamentos, Jenipapo dos Vieiras e Palmeirândia, no Maranhão, e Barras e Itainópolis, no Piauí, também entraram na lista. Já a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, teve a situação de emergência reconhecida devido às ocorrências de vendaval.

Os outros reconhecimentos foram destinados aos municípios de Major Isidoro, em Alagoas; Macururé e Quijingue, na Bahia; Teixeira, na Paraíba; Equador, no Rio Grande do Norte; e Granito, Limoeiro e Manari, em Pernambuco. As cidades foram afetadas pela estiagem. Já Lagoa D`Anta, no Rio Grande do Norte, foi atingida pela seca.

No Paraná, os municípios de Corbélia, Iracema do Oeste e Santa Helena foram contemplados porque enfrentam um surto de doenças infecciosas virais provocado pelo aumento significativo dos casos de dengue.

sem comentário »

Caxias: Fábio Gentil e sindicato de servidores firmam acordo para pagamento de precatórios, contrariando ex-assessor

0comentário

Às vezes, as tentativas de manipulação acabam se voltando contra quem as orquestra. Recentemente, um ex-assessor do prefeito Fábio Gentil, de Caxias, tentou instrumentalizar o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (SINTRAP) de maneira vexatória, mas acabou enfrentando um resultado inesperado.

Apesar dos esforços do ex-assessor para manipular o sindicato, a habilidade do prefeito Gentil em lidar com a situação foi notável, culminando no convite ao SINTRAP para assinarem juntos uma carta de intenção de pagamento de precatórios.

Este diálogo foi amplamente reconhecido pelo advogado da categoria como um passo importante para assegurar os direitos dos profissionais da educação. Agostinho Neto, advogado do SINTRAP, destacou a atitude do prefeito como um exemplo de gestão participativa e transparente. “Estamos aqui para garantir mais segurança e credibilidade na elaboração de uma lista. Foi um gesto bastante significativo. Com esta atitude, o Prefeito está sendo protagonista a dar exemplo a todos os municípiosdo Brasil”, afirmou Neto.

Resta agora ao ex-assessor buscar outras formas de expressar suas opiniões políticas. A verdadeira essência de um bom assessor reside em seu exemplo de transparência e dedicação excepcional ao trabalho, não em ataques levianos à gestão municipal como forma de retaliação, só porque perdeu o cargo de principal defensor de Fábio.

sem comentário »

Prefeito Fábio Gentil e sindicato de servidores assinam carta de intenções para pagamento de precatórios aos professores de Caxias

0comentário
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, assina a carta de intenções diante do advogado do SINTRAP,, Agostinho Neto

A Prefeitura de Caxias, recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias (SINTRAP), e juntos assinaram uma carta de intenções, ampliando o número de profissionais que serão beneficiados com os recursos dos Precatórios em Caxias (MA). O diálogo foi qualificado pelo advogado da categoria como importante, para a garantia dos direitos dos profissionais da educação. Com isso, profissionais que recebiam pelo FUNDEF entre 1998 a 2006, serão beneficiados pelos recursos dos precatórios.

Nós estamos aqui para conciliar os interesses, e os procedimentos preparatórios para pagar os 60% dos Precatórios do FUNDEF aos professores, que trabalharam na época de 1998 a 2006. Com esta atitude, o Prefeito está sendo protagonista a dar exemplo a todos os municípios de uma gestão participativa com transparência. Isso é exemplo de democracia. Então, o que estamos fazendo aqui é para garantir mais segurança, um trabalho preparatório para se fazer uma lista com a maior credibilidade. Foi um gesto bastante importante”, disse Agostinho Neto, advogado do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias (SINTRAP).

Foi uma reunião que aconteceu entre a Prefeitura e os representantes do SINTRAP, para que a gente pudesse mostrar total transparência, nos recursos oriundos dos Precatórios do FUNDEF, que é um direito adquirido pelos professores. Nós fizemos a nossa parte em parceria com o SINTRAP para que possamos ter rapidez, transparência na distribuição dos recursos. A pedido do SINTRAP nós incluímos todos os profissionais da educação, que recebiam pelo FUNDEF nos anos de 1998, 1999, 2000 até 2006. Essa inclusão, com certeza vai contribuir e ajudar a novos professores a terem participação nos Precatórios no FUNDEF”, destaca o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Esta semana, na segunda-feira (29), a Prefeitura de Caxias já havia dado início a consulta dos professores por meio do site http://precatorios.caxias.ma.gov.br, para aqueles que recebiam pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Precatórios são ordens judiciais, para o governo brasileiro incluir no orçamento um determinado valor a ser pago àqueles que venceram demandas contra o poder úblico.

“A gente vai incluir no site, para que através do site, as pessoas possam conferir, a quantidade de cotas, e caso haja a necessidade de implantação, possa recorrer. Será formada uma comissão, com dois membros da Prefeitura, dois membros da Câmara Municipal e dois membros do SINTRAP, para mostrar total transparência e boa vontade na entrega desse recurso, que é um direito garantido dos professores”, informou Fábio Gentil.

Segundo o prefeito de Caxias, o pagamento vai se dá por cota, sendo que uma cota, se refere a um mês trabalhado. Ele também explicou que trabalhadores de 2ª Jornada será acrescida as cotas conforme o período trabalhado.

Fábio Gentil exibe a carta de intenções assinada, ao lado dos representantes do SINTRAP

Caxias firmou acordo junto com a União para o recebimento dos Precatórios. Basta acessar precatorios.caxias.ma.gov.br. Os valores dos precatórios serão repassados por cota, onde um mês é referente a uma cota. Os trabalhadores que trabalharam em segunda jornada, será acrescido as cotas conforme o período trabalhado”, explicou Fábio Gentil.

O gestor municipal também lembrou que para saber se o trabalhador é um dos beneficiados, basta que acesse o site: basta acessar ao site http://precatorios.caxias.ma.gov.br, e em seguida colocar o CPF. Em seguida, aparecerá na tela se a pessoa tem direito e quantas cotas ela pode receber. A Prefeitura de Caxias, lembra que a quantidade de cotas será referente a quantidade de meses trabalhados.

Caso o CPF não conste no banco de dados, será exibido um formulário, onde você pode fazer a contestação, colocando as informações e documentos, que comprovem que você realmente trabalhou”, disse Fábio Gentil.

EM CASO DE FALECIMENTO

Em caso de falecimento de um dos professores que tenham trabalhado, os herdeiros legais, terão direito aos valores.

PRAZO PARA CONSULTA

A Prefeitura de Caxias, informa que neste período de consulta, o site pode congestionar ou travar, por conta do volume de acessos. Mas, fique tranquilo, você terá 30 dias para fazer a consulta.

sem comentário »

Calcinha Preta apresenta nova turnê “Atemporal” em São Luís, neste sábado (4), no Blue Tree Hotel

0comentário

O novo show em São Luís marca os 20 anos da Calcinha Preta, a maior banda de forró do planeta, e terá como convidados Limão com Mel e Walkyria Santos

A Banda de forró Calcinha Preta chega a São Luís neste sábado (4), com seu novo show da turnê ‘Atemporal’, em um evento que terá como convidados o grupo Limão com Mel e a cantora Walkyria Santos, e participações especiais dos ex-vocalistas Berg Rabelo, Marlus Viana e Raiad Neto, em uma noite que promete fazer história na capital maranhense. O evento acontece no Blue Tree Hotel (Calhau), e os portões abrem às 19h.

Calcinha Preta se mantém ao longo de duas décadas no topo do forró, com uma carreira sólida e repleta de sucessos românticos e animados O grupo conquistou o Brasil com hits como “Você Não Vale Nada”, “Não me Deixe Agora”, “Quero Ser O Seu Namorado”, “Manchete dos Jornais”, “Cobertor”, “Hoje à Noite”, que estarão no repertório do show em São Luís.

Vista aérea do espaço onde acontecerá o festival

O ‘Festival Atemporal’ promete uma noite de muita música e emoção, celebrando o legado da banda Calcinha Preta e reunindo gerações de apaixonados pelo grupo. Para os milhares fãs maranhenses, será uma experiência única de reviver sucessos e criar memórias ao som de uma das bandas mais queridas do Brasil.

Os ingressos estão à venda nas Óticas Evidence (Shopping da Ilha, Pátio Norte, Monumental Shopping, Cohab, Maiobão e Cohama) e no site festivalatemporal.com.br, à vista e parcelado.

Megaespetáculo musical

A estrutura montada pela produção do evento oferecerá muito conforto e segurança. Na área externa do Blue Tree Hotel, no Calhau, foram instalados os setores Lounge Mágica, com tenda coberta, ambientação, decoração, estação de maquiagem, área relax e serviços exclusivos; e o Front Cobertor, além de espaços de praça de alimentação para quando bater aquela fome, bares com variedades de bebidas e banheiros.

Além disso, o público poderá também adquirir produtos exclusivos, como copos, canecas, bonés, camisetas, botons, entre outros.

A estrutura montada pela produção do evento oferecerá muito conforto e segurança

Festival Atemporal

A turnê Atemporal começou pela cidade de Aracaju (SE), cidade natal da banda, para celebrar 20 anos de carreira. Já o DVD da banda Calcinha Preta foi gravado em dezembro de 2023, em Salvador (BA), com a presença de grandes nomes da música brasileira. O espetáculo ainda contou com uma aparição da ex-integrante Paulinha Abelha, por meio de Inteligência Artificial, que faleceu em fevereiro de 2023.

O DVD “Atemporal” é um revival de momentos importantes do grupo e marca um novo capítulo da Calcinha, agora com a vocalista O’hara Ravick.

A banda preparou uma agenda de lançamento de clipes no YouTube e nas plataformas digitais, com recordes de visualizações, oferecendo aos fãs a oportunidade de mergulhar ainda mais na atmosfera do DVD “Atemporal”.

Foram instalados os setores Lounge Mágica, com tenda coberta, ambientação, decoração, estação de maquiagem, área relax e serviços exclusivos; e o Front Cobertor, além de espaços de praça de alimentação

Legado da banda Calcinha Preta

O grupo surgiu na cidade de Aracaju, estado de Sergipe, no ano de 1995. Em pouco tempo, as músicas ganharam destaque nas festas e eventos locais, e assim a banda conquistou fãs por onde passava, sempre mesclando o tradicional forró com elementos pop e românticos.

Em meados dos anos 2000, a Calcinha Preta alcançou o auge de popularidade, com o lançamento de álbuns de grande sucesso e a realização de shows em todo o país. Hits como “Você Não Vale Nada”, “Mágica” e “Agora Estou Sofrendo” se tornaram hinos entre os fãs.

SERVIÇO

O QUÊ: TURNÊ ATEMPORAL SÃO LUÍS/MA – com Calcinha Preta, Limão com Mel e Walkyria Santos;
QUANDO: Neste sábado (4), a partir das 19h;
ONDE: Blue Tree São Luís Hotel (Avenida Avicena, 1 – Calhau);
Informações: 98 98184 9687.

sem comentário »

Inscrições para o Prêmio Sebrae Startups vão até 16 de maio

0comentário

Iniciativa vai dar visibilidade para as startups brasileiras, que poderão expor gratuitamente no Startup Summit 2024

Premiação valoriza potencial dos negócios inovadores

A estratégia de fomento aos negócios nascentes de base tecnológica e inovadora (startups) alcança um novo momento com o Prêmio Sebrae Startups. Estão abertas as inscrições para a primeira edição do certame até o dia 16 de maio no site https://premiosebraestartups.com.br/.

O prêmio vai distribuir uma série de incentivos que somam R$ 950 mil. Além do atrativo financeiro, a premiação assegura outros benefícios para as startups participantes, incluindo a oportunidade de expor de forma gratuita em um dos principais eventos do ecossistema nacional, o Startup Summit 2024, programado para os dias 14, 15 e 16 de agosto, em Florianópolis -SC. 

A iniciativa se destaca como a maior já realizada pelo Sebrae para o ecossistema de inovação, refletindo o compromisso de impulsionar negócios que representam o futuro do mercado. Para que se tenha uma ideia, a startup vencedora receberá premiação em dinheiro e outras compensações não financeiras. Os recursos devem contribuir na trajetória de crescimento até a fase de escala do negócio. 

“As startups maranhenses não devem deixar passar as oportunidades que  o prêmio traz, Com ele, buscamos potencializar as melhores iniciativas e, ao mesmo tempo, dar visibilidade e apoio às soluções inovadoras geradas em nosso estado. Por isso, reforço a importância da participação”, argumenta o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho. 

Novo formato

A competição sucede o antigo Desafio Sebrae Like a Boss (DSLB) que, em seus mais de 10 anos, utilizou o formato de competição como ferramenta para conectar empresas inovadoras ao mercado e qualificá-las para eventos de alcance nacional e internacional. Também incorpora o Programa 1K Startups, facilitando a comunicação e a seleção das empresas participantes do Startup Summit.

A expectativa é que o Prêmio Sebrae Startups também atue como um catalisador para negócios que estão moldando o novo cenário econômico nacional. 

“O prêmio foi criado como estratégia para impulsionar as startups brasileiras. De forma pioneira no Sistema S, o Sebrae traz uma premiação em dinheiro, reforçando a crença no potencial para transformações dos negócios de base tecnológica e focados na inovação”, destaca César Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão.

Serão premiados negócios nas categorias de Agro e Negócios do Campo; Neoindustrialização e Produtividade Industrial; Meio Ambiente, Energia e Tecnologias Verdes; Inovação Financeira; Transformação Digital e Conectividade; Cidades e Poder Público; Defesa e Segurança Cibernética; Educação e Desenvolvimento Humano; Saúde e Biomedicina, além de Comércio e Serviços.

Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae no Maranhão

Seleção das startups. 

A seleção será dividida em cinco etapas, sendo que a primeira é a inscrição dos interessados. A expectativa é atrair 3 mil startups, que serão avaliadas objetivamente, para chegar em mil empresas selecionadas. 

Todas elas terão direito a credenciais para o Startup Summit, onde poderão realizar conexões de negócios promissoras, já que o evento contará com  200 investidores e 300 grandes empresas participando de rodadas de negócios, por exemplo. Além disso, as 876 startups melhor ranqueadas nessa fase terão direito a um estande no evento, para expor sua ideia em um dos três dias para os 10 mil participantes aguardados.

As demais etapas são: Seleção das Top 100 (resultado sai até dia 16 de junho), Anúncio das 30 melhores startups (30 de junho), sendo três em cada uma das 10 categorias abaixo, que levarão o prêmio de R$ 10 mil, além do direito de apresentarem o seu pitch durante o Startup Summit 2024;  Seleção das 10 melhores startups, uma por categoria, que sairão com mais R$ 40 mil e passarão a integrar o grupo de Campeãs Nacionais do Sebrae. Para chegar a esse número, haverá uma competição de pitches entre as três finalistas de cada categoria, nos dias 14 e 15 de agosto, já no Startup Summit. 

Concluindo as etapas da premiação, a startup ganhadora será conhecida no dia 16 de agosto, no Startup Summit, onde terá acesso a serviços de conexão com mercados nacionais e internacionais, além de receber a tão sonhada premiação de R$250 mil.

Para obter todas as informações e se inscrever, basta acessar o site do Prêmio Sebrae Startups https://premiosebraestartups.com.br/). Nesta página serão divulgados os vitoriosos de cada etapa, bem como será possível acompanhar o andamento da seleção.

sem comentário »

Filme documentário “Maranhão 66”, que mostra ascensão de José Sarney ao Governo do Maranhão, será restaurado em alta resolução

0comentário

Projeto cultural, elaborado no Distrito Federal, foi aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) e terá recurso de quase R$ 1 milhão da Lei Rouanet

Ilustração alusiva ao filme documentário de curta-metragem “Maranhão 66”, que mostra cenas do discurso de posse de José Sarney como governador do Maranhão

Na edição itinerante da 342ª Reunião Ordinária, finalizada no dia 12 de abril, em Vitória (ES), a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 330 projetos culturais apresentados ao mecanismo de fomento do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) – Lei Rouanet. Um dos projetos aprovados é a restauração, em alta resolução, do histórico filme documentário de curta-metragem “Maranhão 66”, do célebre cineasta brasileiro Glauber Rocha (1939-1981), que mostra a ascensão de José Sarney ao Governo do Maranhão.

Idealizado no Distrito Federal, o projeto cultural está orçado em R$ 999.266,43 (novecentos e noventa e nove mil, duzentos e sessenta e seis reais e quarenta e três centavos). O trabalho deve restaurar, em alta resolução, o documentário “Maranhão 66”, produzido em 1966 pelo cineasta Glauber Rocha, além de “Terra em Transe”, outra obra notável do falecido diretor de cinema baiano.

O projeto prevê, também, a montagem de acervos digitais das obras, com exibições seguidas de debates em instituições públicas de ensino e distribuição do material em cinematecas, escolas e emissoras de TV.

O documentário

A pedido do então governador eleito e amigo Jose Sarney (então com 35 anos), Glauber Rocha produziu um documentário sobre a cerimônia da posse do político em ascensão, em 1966. Ante o discurso de posse de Sarney e a celebração da multidão com o novo governo, o documentário expõe a miséria da população maranhense, na época. Enquanto Sarney, em um discurso entusiasmado, se comprometia solenemente a acabar com as mazelas do estado, o filme exibia imagens da miséria que assolava a maioria da população local: casas miseráveis, hospitais infectos, vítimas da fome ou da tuberculose.

Os 330 projetos culturais aprovados pela CNIC para fomento por meio da pelo correspondente a R$ 557 milhões para captação com renúncia fiscal oferecida a quem destinar até 4% (empresas) ou 6% (pessoas físicas) de seus impostos a ações de cultura.

Saiba mais aqui.

sem comentário »

Central de Atendimento do SET já contabiliza mais de 600 atendimentos em apenas uma semana de funcionamento

0comentário
A Central de Atendimento do SET está localizada no Parque do Bom Menino e foi inaugurada no dia 25 de abril, com prazo de funcionamento de 90 dias

A Central de Atendimento (CAT) do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), localizada no Parque Bom Menino, já contabiliza 630 atendimentos na primeira semana de funcionamento.

O serviço foi iniciado no último dia 25 de abril com o objetivo de proporcionar aos usuários mais uma opção de atendimento com conforto, espaço e segurança e funcionará por 90 dias. Na unidade, são realizados serviços de troca e emissão dos cartões da Nova Bilhetagem aos usuários do transporte urbano e semiurbano da Ilha de São Luís, como Meia-Passagem, Vale-Transporte pessoa física, além de emissão do Passe Fácil. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A instalação dessa central foi necessária em razão da quase totalizada integração do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Em breve, apenas os novos cartões serão aceitos para o uso e para a recarga de créditos. A intenção é realizar o atendimento de aproximadamente 70 mil usuários que utilizam o sistema de transporte urbano e semiurbano da Ilha de São Luís.

O espaço está funcionando com 12 guichês para atendimento de aproximadamente 200 a 300 pessoas por dia. “Estamos empenhados em cumprir o planejamento e atingirmos o restante dos usuários de meia-passagem que ainda não têm cartão da nova bilhetagem”, informa Porfíria Silva, coordenadora de Gratuidade do SET.

Usuários do transporte público são atendidos na CAT SET, que opera com a meta totalizar a integração do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica

A CAT – SET é composta por funcionários previamente capacitados para orientar os usuários na utilização dos cartões no novo sistema es seus serviços e funcionalidades.

Segundo o diretor Executivo do SET, Paulo Pires, a nova central visa atender o público neste momento em que a procura pelos novos cartões está maior é para esclarecer dúvidas. “Nesse espaço, disponibilizamos um pessoal preparado e mais espaço para que os usuários possam ser atendidos e receber informações e orientações com mais agilidade”, afirma ele

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS